Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog
11 février 2010 4 11 /02 /février /2010 17:56

 

2.jpgN'Djamena - Dois anos após o desaparecimento de Ibni Oumar Mahamat Saleh, duas ONG designadamente a Amnesty Internacional France e a ACAT-France "exortaram" Paris a pressionar N'Djamena a revelar o paradeiro do opositor tchadiano, recordando as promessas feitas neste sentido pelo presidente Nicolas Sarkozy.    
   

 

"Neste dia, as autoridades tchadianas não deram resposta sobre se ele reapareceria", denunciaram a Action dos cristãos para a abolição da tortura (ACAT-France) e a Amnesty Internacional num comunicado.
   

 

As ONG "exortaram" também Paris a exercer pressão sobre as autoridades tchadianas para revelar imediatamente o paradeiro das vítimas do desaparecimento forçado e responsabilizar criminalmente os autores.        
   

 

Pediram igualmente às autoridades francesas a "divulgar todas as informações em sua posse sobre o desaparecimento" de Ibni, um dos opositores políticos raptados a três de Fevereiro de 2008.
   

 

"Desde então, nenhum avanço foi obtido pelas autoridades tchadianas sobre este dossier, enquanto que o aparelho diplomático e militar francês continua a apoiar o regime de Idriss Deby Itno", lê-se no comunicado.
   

 

Durante uma sessão de questões ao governo quarta-feira na Assembleia nacional, o secretário de Estado francês dos assuntos europeus, Pierre Lellouche assegurou que Sarkozy e o chefe da diplomacia Bernard Kouchener "fizeram prova do seu engajamento pessoal neste dossier que tem já dois anos.
   

 

Os esforços de sensibilização da França, parece terem sido frutuosos, pois constatamos uma mobilização constante das autoridades tchadianas para procurar a verdade", acrescentou.
   

 

O desaparecimento de Ibni, igualmente porta-voz da Coordenação dos partidos políticos para a defesa da constituição (CPDC, oposição) ocorreu quando uma coligação de rebeldes realizou uma investida na capital tchadiana a dois e três de Fevereiro de 2008.

 

Partager cet article

commentaires

  • : XibniY : BLOG DE MOHAMED SALEH IBNI OUMAR
  • XibniY : BLOG DE MOHAMED SALEH IBNI OUMAR
  • : Blog dédié à l'Histoire, à la Beauté et à l'Enseignement des Mathématiques. Contact: ioms001@yahoo.fr
  • Contact


PLAQUEIBNI.jpg

"Le Professeur Ibni est un mathématicien tchadien de renom, Ancien Directeur du CNAR (CNRS tchadien), Ancien Recteur et Ancien Ministre de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche, il avait initié plusieurs jumelages avec des Universités Etrangères, au service de l’enseignement des sciences dans son pays et en Afrique plus généralement"

PRIXIBNI.jpg
Candidature au Prix Ibni